0º C

03 : 33

Ataque rebelde no leste da RDC faz pelo menos 60 mortos

Pelo menos 60 pessoas foram mortas na noite de segunda-feira, em Ntoyo, província do Kivu do Norte, na República Democrática do Congo (RDC), num ataque atribuído às Forças Democráticas Aliadas (FDA), grupo rebelde ligado ao Estado Islâmico.

Registro autoral da fotografia

Há 5 horas
2 minutos de leitura

De acordo com o administrador local do território de Lubero, coronel Alain Kiwewa, o ataque ocorreu durante um funeral e poderá ter provocado ainda mais vítimas. “O balanço final será divulgado mais tarde”, declarou à agência Associated Press (AP).

A violência junta-se a uma longa sequência de ofensivas das FDA, também conhecidas como Forças Armadas de Uganda (ADF), que actuam entre a RDC e a fronteira com o Uganda. Só em Julho, dois ataques de grande escala atribuídos ao mesmo grupo resultaram em dezenas de mortos: pelo menos 34 pessoas morreram num ataque a uma igreja em Komanda e 66 perderam a vida em Irumu, ambos na província vizinha de Ituri.

O leste da RDC tem sido palco de violência persistente, marcada pela presença de múltiplos grupos armados e por uma crise humanitária que se agrava com o aumento das ofensivas contra civis.