0º C

03 : 20

Seis pedidos aprovados, dois desembolsos: BPC avança com apoio às empresas vandalizadas

O Banco de Poupança e Crédito (BPC) já concretizou o financiamento a duas empresas vandalizadas durante os distúrbios de Julho, no âmbito da linha de crédito de 50 mil milhões de kwanzas criada pelo Governo para apoiar negócios afectados.

Registro autoral da fotografia

Há 6 horas
2 minutos de leitura

A informação foi confirmada esta segunda-feira pelo administrador executivo da instituição, Luís Duarte, que avançou ainda a aprovação de seis pedidos de financiamento, encontrando-se quatro deles em fase de cumprimento dos procedimentos contratuais.

Ao intervir numa reunião com empresários e representantes da Procuradoria-Geral da República, dos Serviços de Investigação Criminal e da Polícia Nacional, o gestor sublinhou que o banco está a analisar outros 98 processos, procurando garantir transparência e celeridade.

De acordo com Luís Duarte, o BPC dispõe de um prazo legal de 20 dias para responder a cada solicitação, razão pela qual tem adoptado critérios de avaliação “rigorosos”. O responsável frisou que apenas as empresas que cumprirem integralmente os requisitos da instituição terão acesso ao crédito.

O administrador explicou também que os montantes são desembolsados conforme a finalidade específica de cada operação, podendo o valor transferido diferir do montante global aprovado.

O programa de apoio às empresas vandalizadas foi anunciado pelo Executivo no início de Agosto, com o objectivo de repor a actividade económica e apoiar empresários que sofreram perdas significativas durante os tumultos.