Apesar das recorrentes críticas de especialistas, a revisão da Constituição de Angola continua sem avanços concretos, levantando dúvidas sobre a real vontade política de alterar um documento que, segundo juristas, representa um entrave ao desenvolvimento socioeconómico e à concretização de um Estado verdadeiramente democrático.
Há 3 meses
A ausência de Paul Kagamé na cimeira tripartida de Luanda, no domingo, trouxe novas críticas ao Presidente do Ruanda, acusado pelo professor e analista de relações internacionais Osvaldo Mboco de ser um “elemento perturbador” na busca pela paz no leste da República Democrática do Congo (RDCongo). Segundo Mboco, Kagamé tem dificultado os avanços mediadores de Angola, liderados por João Lourenço, ao apresentar exigências de última hora, como conversações diretas entre a RDCongo e o grupo armado M23.
Há 4 meses
O activista Rafael Marques disse, esta Quarta-feira, que Angola vai celebrar 50 anos de “mediocridade, falta de liberdade e opressão”, por entender que os angolanos, livres do colono português, estão a ser “neocolonizados pelos próprios irmãos”.
Há 5 meses
Introdução editorial: O texto a seguir é um artigo de opinião assinado pelo autor Cairo Cimenta, artista e activista. As ideias expressas não refletem, necessariamente, a posição editorial da Pontual, sendo de inteira responsabilidade do autor.
Há 5 meses
Aos poucos, o suposto antigo testa-de-ferro de Job Capapinha, Justino Capapinha, que concorre ao cadeirão máximo da JMPLA, braço de apoio juvenil do maior partido em Angola, MPLA, vai ganhando aceitação de várias figuras, maioritariamente amigos de seu pai, amigos estes que macularam as suas imagens por más práticas, ou mesmo peculato.
Há 6 meses
Leia na íntegra o parecer do político sobre o assunto que se tem debatido com ´fervor´ nos últimos dias.
Há 7 meses
O jornalista e activista Rafael Marques disse, esta Sexta-feira, que a história do poder judicial independente em Angola “não existe”, considerando que a sua concretização é tarefa primordial da Ordem dos Advogados, em sintonia com a sociedade civil.
Há 7 meses
O analista político Osvaldo Mboco considerou as relações entre Angola e Portugal “normais e estáveis”, mas podem melhorar sobretudo na questão da mobilidade, porque os angolanos têm “muitas dificuldades” para se deslocarem para o território português.
Há 9 meses
O advogado angolano Zola Bambi acusou, esta Terça-feira, o Governo de responder “com inverdades” aos peritos das Nações Unidas de Direitos do Homem, que solicitaram esclarecimentos sobre a sua alegada “prisão domiciliária e detenção arbitrária”, em Janeiro.
Há 10 meses
Em um caso que desafia as fronteiras da jurisdição internacional, Álvaro Sobrinho, um cidadão com dupla nacionalidade angolana e portuguesa, enfrenta um dilema legal após as autoridades portuguesas reterem seu passaporte angolano. Acusado de fraude financeira, Sobrinho vê-se no centro de um debate sobre a legalidade da apreensão de documentos estrangeiros por um Estado soberano, enquanto a falta de resposta de Angola complica ainda mais a questão.
Há 11 meses
O ativista angolano Rafael Marques afirmou que a falta de liberdade em Angola é uma realidade diária, numa reação a um relatório hoje divulgado que classifica Angola como país “não livre”.
Há 1 ano
O Presidente João Lourenço voltou a trazer ao debate político interno do MPLA a relação do maior partido angolano com a sociedade civil. Ismael Mateus
Há 1 ano