0º C

13 : 18

Desobediência do condutor terá causado acidente com duas vítimas mortais no Morro do Chingo

Um acidente de viação ocorrido na madrugada desta segunda-feira, 21 de Julho, na Estrada Nacional 100, junto ao Morro do Chingo, à entrada da cidade do Sumbe (Cuanza Sul), resultou em duas mortes e 32 feridos, dos quais dez com gravidade.

Registro autoral da fotografia

Há 15 horas
2 minutos de leitura

A viatura sinistrada, um autocarro da empresa Huambo Expresso, terá capotado após o condutor, de 40 anos, alegadamente ter ignorado as orientações dos agentes de regulação de trânsito destacados no posto de controlo policial local. O alerta das autoridades devia-se à forte nebulosidade que se fazia sentir no momento e ao elevado grau de inclinação do troço em causa.

De acordo com o porta-voz do Comando Provincial do Cuanza Sul da Polícia Nacional, superintendente-chefe Mário Lino de Sousa, o motorista perdeu o controlo do autocarro ao descer a inclinação de 10% do Morro do Chingo, acabando por embater num outro veículo estacionado, pertencente à transportadora Macon, e posteriormente capotou.

As autoridades atribuem a principal causa do sinistro à negligência na condução e à desobediência das indicações policiais, factores agravados pelo pavimento escorregadio provocado pela neblina matinal.

As vítimas foram assistidas nos serviços hospitalares locais, e as investigações continuam a cargo da Polícia Nacional para apurar todos os contornos do acidente.