0º C

12 : 10

Tripulação 100% feminina marca data africana na TAAG

A TAAG Linhas Aéreas de Angola assinalou o Dia da Mulher Africana com uma iniciativa inédita: um voo comercial operado exclusivamente por mulheres. A operação simbólica realizou-se no passado Domingo, na rota Luanda–Joanesburgo–Luanda, e teve como objectivo homenagear o papel crescente da mulher africana no sector da aviação civil.

Registro autoral da fotografia

Há 4 dias
2 minutos de leitura

De acordo com um comunicado da companhia aérea nacional, a acção visou “valorizar a tenacidade da mulher africana” e destacar o seu contributo em ambientes profissionais tradicionalmente dominados por homens. A tripulação, composta por 13 profissionais altamente qualificadas, integrou três mulheres no cockpit Alexandra Lima, Neila Trindade e Ludmila Tavares e dez no serviço de cabine.

Com esta iniciativa, a TAAG reafirma o seu compromisso com a igualdade de género e de oportunidades, ao mesmo tempo que promove maior visibilidade para o talento feminino no sector aeronáutico.

Apesar de as mulheres representarem apenas 31% do total de 2.600 trabalhadores da companhia, a TAAG destaca a crescente presença feminina em cargos de direcção e chefias intermédias, tanto em áreas operacionais como administrativas. Actualmente, três dos seis pelouros que compõem a Comissão Executiva da empresa são liderados por mulheres, nomeadamente nas áreas Financeira, Capital Humano & Jurídico, e Infra-estruturas e Cadeia de Suprimentos.

A efeméride, que se celebra anualmente a 31 de Julho, tem por objectivo reconhecer o papel das mulheres no desenvolvimento social, político e económico do continente africano. Para a TAAG, este voo representa “um símbolo de inspiração” e uma prova de que as mulheres podem “vencer em qualquer realidade profissional”.