0º C

14 : 16

Oposição une-se para pressionar revisão eleitoral, mas PRA-JA fica de fora

Vários partidos da oposição reuniram-se esta quarta-feira, em Luanda, para concertar posições sobre a revisão do Pacote Legislativo Eleitoral e debater a situação política e social do país. A reunião teve lugar na sede do Grupo Parlamentar da UNITA, mas contou com a ausência notável do projecto político PRA-JA Servir Angola, liderado por Abel Chivukuvuku.

Registro autoral da fotografia

Há 19 horas
2 minutos de leitura

Em comunicado, os partidos participantes afirmaram que o encontro teve como objectivo recolher contribuições para o processo legislativo em curso na Assembleia Nacional, no sentido de garantir a realização de eleições “livres, justas, transparentes e democráticas”.

Durante o encontro, foi ainda analisado o actual contexto político, que os signatários classificaram como marcado por uma “deriva autocrática” e por uma grave crise social, com destaque para o aumento da pobreza extrema, do desemprego, da fome, da epidemia de cólera e da fuga de quadros qualificados para o exterior.

Os partidos comprometeram-se a trabalhar de forma coordenada em defesa da verdade eleitoral e da integridade do processo, exigindo uma legislação alinhada às convenções africanas sobre boa governação e democracia.

Estiveram presentes representantes da UNITA, Bloco Democrático, CASA-CE, PRS, FNLA e PDP-ANA — algumas das quais forças sem representação parlamentar.