0º C

06 : 23

Brasil aposta em Angola: missão avalia potencial agrícola para produção de grãos e sementes

Angola volta a estar no radar de investidores internacionais, desta vez com a chegada, na próxima semana, de uma missão brasileira liderada pelo ministro da Agricultura e Pecuária do Brasil, Carlos Fávaro. O objectivo é claro: identificar áreas estratégicas para projectos agro-industriais e avaliar o potencial do território angolano na produção de grãos, cereais e sementes.

Registro autoral da fotografia

Há 1 dia
2 minutos de leitura

A comitiva inclui cerca de 20 empresários do agronegócio, especializados em culturas de larga escala e tecnologia de sementes geneticamente adaptadas às condições africanas. A missão pretende aprofundar contactos com o Governo angolano, examinar o ambiente de negócios e realizar visitas técnicas a empreendimentos agrícolas nas províncias do Cuanza Norte e Malanje.

Segundo Eduardo Lessa, conselheiro económico da embaixada brasileira, o Brasil está particularmente atento à crescente procura por sementes certificadas em Angola, vendo nisso uma oportunidade para criar parcerias comerciais e instalar novas unidades de produção.

Esta deslocação surge na sequência da visita anterior de Carlos Fávaro a Luanda, em Dezembro de 2024, altura em que foi assinada uma Carta de Intenções com o ministro angolano da Agricultura e Florestas, Isaac dos Anjos.

Actualmente, cerca de 70% das exportações brasileiras para Angola são provenientes do sector agroalimentar, com destaque para carnes e açúcar. Em 2024, o valor global das exportações atingiu os 493 milhões de dólares, dos quais 340 milhões corresponderam apenas ao agronegócio.

A presença da missão empresarial reforça o interesse do Brasil em diversificar os laços com Angola e apostar numa cooperação agrícola mutuamente vantajosa, promovendo inovação, produtividade e segurança alimentar em solo angolano.