0º C

04 : 55

Diplomacia norte-americana em Angola com nova liderança: Jeremey Neitzke assume missão interina

A Embaixada dos Estados Unidos da América em Angola prepara-se para receber, na próxima semana, o novo encarregado de negócios, Jeremey Neitzke, que substitui James Story na condução interina da missão diplomática.

Registro autoral da fotografia

Há 1 dia
2 minutos de leitura

Jeremey Neitzke transita da Embaixada dos EUA em Moçambique, onde exercia as funções de chefe-adjunto da missão em Maputo. Diplomata experiente, já desempenhou cargos de destaque em diversas regiões, com passagens pelas representações norte-americanas no Malawi, Argentina, Barbados, África do Sul e Panamá, além de ter servido no Departamento de Estado, em Washington.

O diplomata sucede a James Story, que assumiu a missão em Luanda após a saída do embaixador Tulinabo S. Mushingi, em Outubro de 2024. Durante o seu mandato interino, Story destacou-se pelo reforço das relações bilaterais, sobretudo nas áreas da governação, saúde, economia e segurança.

Segundo a nota oficial da representação diplomática norte-americana, Neitzke traz consigo “uma vasta experiência na gestão de operações complexas e na promoção dos interesses da política externa dos Estados Unidos”. Oriundo de Chicago, é fluente em português e espanhol, e iniciou a sua carreira internacional como voluntário do Peace Corps no Quénia.

A embaixada não confirmou, até ao momento, se será mantida a nomeação de Abigail L. Dressel, indicada como futura embaixadora ainda durante a administração de Joe Biden.