0º C

03 : 42

Ano lectivo no Ensino Superior arranca a 30 de Setembro com aulas a começarem em Outubro

O ano lectivo 2025/2026 no Ensino Superior angolano vai iniciar oficialmente a 30 de Setembro, com as aulas a começarem a 6 de Outubro, segundo o calendário escolar aprovado pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação e já publicado em Diário da República.

Registro autoral da fotografia

Há 5 horas
2 minutos de leitura

O novo calendário determina que o ano académico decorra ao longo de 42 semanas, distribuídas equitativamente entre dois semestres, cada um com 21 semanas. Dessas, 16 semanas em cada semestre serão obrigatoriamente dedicadas a actividades lectivas, incluindo aulas, seminários, orientação, auto-estudo e avaliações contínuas, conforme estipulado nos regulamentos internos de cada instituição.

A pausa de fim de ano está marcada entre 22 de Dezembro de 2025 e 2 de Janeiro de 2026, sendo que as aulas do primeiro semestre serão retomadas no dia 5 de Janeiro. Os exames desta fase decorrerão entre 26 de Janeiro e 27 de Fevereiro de 2026.

A transição entre semestres ocorrerá de 2 a 6 de Março, com o segundo semestre a iniciar-se no dia 9. As avaliações finais estão agendadas para o período entre 29 de Junho e 31 de Julho de 2026, enquanto as férias dos estudantes decorrerão entre 3 de Agosto e 25 de Setembro.

O calendário agora oficializado é de aplicação obrigatória para todas as instituições de Ensino Superior, públicas, público-privadas e privadas. Além do cumprimento das actividades curriculares, o documento prevê ainda nove semanas para actividades preparatórias e administrativas no início do ano.

Esta uniformização visa garantir uma maior coordenação entre os diversos subsistemas e reforçar a qualidade da oferta formativa em todo o território nacional.