0º C

12 : 16

Manuel Homem vaiado após reacção tímida nas redes sociais. Cavalo da polícia roubado continua em parte incerta?

A posição do ministro do Interior foi alvo de duras críticas e vaias nas plataformas digitais, num momento de escalada da violência em Luanda e novos confrontos hoje no Huambo.

Registro autoral da fotografia

Há 4 dias
2 minutos de leitura

“Não estamos juntos, estás mesmo sozinho”, reiterou um utilizador, enquanto outro lamentou a falta de propostas concretas para travar o aumento da criminalidade. O tom defensivo e contido do ministro acabou por aumentar a desaprovação dos cidadãos.

Em Luanda, regista-se uma vaga de assaltos e confrontos com forças de segurança em várias zonas urbanas. No Huambo, assistiu-se hoje a novas acções de violência que provocaram tumulto entre moradores e obrigaram ao reforço de rondas policiais. O discurso de Manuel Homem não convenceu e agravou a sensação de abandono.

O episódio do cavalo da polícia roubado, ontem, em Luanda, tornou-se símbolo da desordem. O animal, treinado para patrulha montada, foi levado pelos “vândalos” durante o protesto contra a falta de resposta do executivo face à subida do preço do gasóleo.

Ainda em Luanda, no segundo da greve, verifica-se barricadas, violência e pilhagem a diversos estabelecimentos comerciais.