0º C

12 : 13

Lisboa acolhe visita oficial do Chefe de Estado angolano com foco em diplomacia económica, segurança e relações institucionais

O Presidente da República de Angola, João Lourenço, chega esta quinta-feira a Lisboa para uma visita oficial de dois dias, marcada por encontros ao mais alto nível político e empresarial, e pela assinatura de novos instrumentos de cooperação entre Angola e Portugal. A agenda oficial decorre entre sexta-feira e sábado.

Registro autoral da fotografia

Há 2 semanas
2 minutos de leitura

A visita tem início na manhã de sexta-feira, com a recepção oficial por parte do Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio de Belém, seguindo-se uma reunião com o primeiro-ministro, Luís Montenegro, na residência oficial de São Bento. Os dois líderes participam depois num almoço de trabalho.

Ainda na sexta-feira, o chefe de Estado angolano desloca-se ao Palácio das Necessidades, onde se reunirá com empresários portugueses. Neste mesmo espaço, serão assinados quatro instrumentos de cooperação bilateral entre os dois países, abrangendo áreas como investimento, transportes, protecção civil e segurança.

Entre os acordos a rubricar destacam-se um memorando de entendimento entre as agências de promoção de investimento externo de ambos os países e outro entre a Agência Nacional de Transportes Terrestres de Angola e a IP Engenharia (Infraestruturas de Portugal). Serão também formalizados um protocolo de cooperação entre os serviços de protecção civil dos dois países e um protocolo de parceria entre o Ministério do Interior de Angola e o Instituto Camões, no domínio da cooperação técnico-policial e protecção civil, para o período 2025-2026.

João Lourenço terá ainda um encontro com o presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, e participará num jantar oficial oferecido por Marcelo Rebelo de Sousa no Palácio da Ajuda. Antes disso, reunir-se-á com o Grupo de Embaixadores Africanos acreditados em Lisboa, no âmbito das suas funções como presidente em exercício da União Africana.

O programa de sábado reserva a participação do Presidente angolano, ao lado do seu homólogo português, no “Diálogo entre Presidentes”, no contexto do EuroAfrica Forum 2025, promovido pela Universidade NOVA School of Business and Economics, em Cascais.