0º C

12 : 17

Presidente da República exorta ao reforço da valorização da mulher africana

O Presidente da República e presidente em exercício da União Africana, João Lourenço, assinalou esta Quinta-feira o Dia da Mulher Africana com uma mensagem em que destaca o contributo essencial das mulheres para a construção de uma África mais justa, pacífica e desenvolvida.

Registro autoral da fotografia

Há 4 dias
2 minutos de leitura

Na nota divulgada por ocasião da efeméride instituída após a Conferência das Mulheres Africanas realizada em 1962, em Dar es Salaam o chefe de Estado sublinha o papel “determinante” das mulheres africanas nas lutas de libertação e nos actuais processos de transformação política, social e económica do continente.

“A data remete-nos para contextos históricos complexos, onde mulheres corajosas se afirmaram como protagonistas nas batalhas pela independência, contra o apartheid e pela dignidade dos povos africanos”, lê-se na mensagem, que também ressalta o contributo das mulheres na preservação dos valores africanos como o humanismo, a concórdia e o entendimento.

João Lourenço sublinha que, ao longo das últimas décadas, a inserção da mulher na vida pública dos países africanos tornou-se não apenas necessária, mas estratégica, devido ao impacto positivo que têm demonstrado nos mais diversos sectores da sociedade.

“É inegável a eficácia e eficiência com que assumem responsabilidades, mesmo em contextos de elevada complexidade, o que as torna indispensáveis na construção das nações africanas”, afirmou o Presidente angolano, acrescentando que as mulheres têm sido agentes cruciais na implementação de políticas de inclusão e desenvolvimento sustentável.

Num tom mais pessoal, João Lourenço aproveitou também a ocasião para enaltecer o papel da mulher como mãe e educadora, guardiã dos valores culturais e morais que moldam as gerações futuras. “É na formação dos filhos, no respeito pelos mais velhos e na solidariedade entre comunidades que se revela o profundo sentido de responsabilidade da mulher africana”, afirmou.

Na recta final da mensagem, o Presidente apelou ao reforço do compromisso por parte de líderes políticos, empresariais e da sociedade civil no sentido de garantir a consolidação dos direitos e da emancipação plena da mulher africana.

“É imprescindível que reafirmemos o compromisso colectivo com políticas e acções que assegurem, de forma irreversível, o avanço da mulher africana em todas as esferas da vida”, concluiu.