0º C

08 : 02

João Lourenço em missão de alto nível no Brasil: reforço da cooperação com Lula domina agenda

Presidente angolano já se encontra em Brasília para visita de Estado marcada por encontros estratégicos e assinatura de novos acordos bilaterais.

Registro autoral da fotografia

Há 2 dias
2 minutos de leitura

João Lourenço chegou esta quinta-feira ao Brasil para uma visita de Estado de três dias, com o objectivo de aprofundar a cooperação entre os dois países e estreitar laços com o homólogo brasileiro, Lula da Silva. O ponto alto da visita ocorre na sexta-feira, com a assinatura de novos acordos e um almoço oficial no Palácio do Itamaraty, sede da diplomacia brasileira.

A agenda do Presidente da República inclui uma maratona diplomática. Já esta tarde, João Lourenço tem encontros agendados com figuras de peso da política brasileira: o presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, o líder da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, e o presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso.

A visita decorre numa fase de dinamização das relações bilaterais, especialmente no sector agropecuário. Segundo fontes do governo brasileiro, está em cima da mesa o reforço da cooperação nesta área estratégica, com base nas propostas preparadas por uma missão de agronegócio que esteve em Angola entre 5 e 10 de Maio, reunindo cerca de 30 empresários e o ministro Carlos Fávaro.

Na sexta-feira, além do encontro com Lula da Silva e da cerimónia de assinatura de acordos, João Lourenço deverá também dialogar com representantes do sector empresarial brasileiro, numa aposta clara na captação de investimento privado.

O último dia da visita, sábado, reserva um encontro com embaixadores africanos acreditados no Brasil e com membros da CARICOM (Comunidade do Caribe), reforçando a presença diplomática de Angola na região.

Esta é a segunda visita de João Lourenço ao Brasil durante o actual mandato de Lula da Silva. O Chefe de Estado angolano esteve em Brasília em Janeiro de 2023, na cerimónia de posse do presidente brasileiro, que retribuiu com uma visita oficial a Luanda em Agosto a sua primeira deslocação a África desde que reassumiu o poder.

O Brasil foi o primeiro país a reconhecer Angola após a independência, em 1975, e os dois Estados mantêm uma relação histórica marcada por forte cooperação em áreas como educação, justiça, saúde e agricultura. A visita agora em curso visa dar um novo impulso a essa parceria estratégica.