0º C

10 : 55

Já são conhecidas as empresas vencedoras da 1.ª edição do Prémio Nacional às MPME

Um total de nove empresas venceram a primeira edição do Prémio Nacional às Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME). Entre as vencedoras, anunciadas esta Segunda-feira pelo Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM), constam a Jardins da Yoba, a Diombe Têxtil, entre outras.

Registro autoral da fotografia

Há 1 semana
2 minutos de leitura

O prémio compreende três categorias, contando com três vencedores em cada uma. Assim, segundo um comunicado do INAPEM, a que o VerAngola teve acesso, na categoria ‘Micro Empresas’, venceram a Diombe Têxtil, Lda (Cuanza Sul); a Quavi, Qualidade de Vida, Lda (Huíla) e a Sociedade Agrícola Kuolola Vinawaihe, Lda (Moxico).

A segunda categoria era a de ‘Pequenas Empresas’ e foi conquistada pelas empresas Holísticos – Serviços, Estudos e Consultoria, Lda (Luanda); INDU AGRI Angola, Limitada (Benguela) e MBT, Limitada (Huíla).

A terceira e última categoria era a de ‘Médias Empresas’. Nesta categoria venceram a Jardins da Yoba, Lda (Huíla); SOAPO, Sociedade Anónima (Luanda) e QUIMICOIL, Lda (Luanda).

Os vencedores deste prémio, que é uma iniciativa do Ministério da Indústria e Comércio em parceria com o INAPEM, foram anunciados em conferência de imprensa que teve lugar no Centro de Imprensa Aníbal de Melo (CIAM).

Segundo a nota do INAPEM, as micro, pequenas e médias empresas que venceram este prémio “recebem reconhecimento público através da entrega de troféus e menções honrosas, valorizando a excelência e o desempenho em categorias específicas”.

“Como incentivo financeiro, são atribuídos prémios no valor de 15.000.000 de kwanzas para empresas médias, 10.000.000 de kwanzas para pequenas e 5.000.000 de kwanzas para micro empresas. Adicionalmente, usufruem de uma redução de 50 por cento nos custos de participação na FILDA e da isenção do pagamento do selo Feito em Angola por um ano”, lê-se na nota.

Além disso, “as empresas premiadas têm ainda acesso a programas de capacitação empresarial, participação gratuita na Cimeira Estados Unidos–África e apoio para integrar missões empresariais internacionais, promovendo a sua internacionalização”, bem como “beneficiam de visibilidade institucional através da participação prioritária em eventos do INAPEM e da divulgação dos seus produtos e serviços nas plataformas da instituição, ampliando as suas oportunidades de crescimento e expansão”.

O INAPEM informa igualmente que a cerimónia oficial de entrega dos prémios vai decorrer na próxima Quinta-feira, “onde será prestada uma homenagem pública a estas empresas que hoje representam o que de melhor se faz no tecido empresarial nacional”.

Depois de ter encerrado o período de candidaturas e se ter realizado um “um rigoroso processo de avaliação conduzido pela comissão de júri, presidida por Redento Pedro Carlos Maia e composta por especialistas nas áreas de economia, gestão, inovação e sustentabilidade, foi apresentado o relatório final, que revelou terem sido recebidas 1404 candidaturas, das quais 56 empresas foram aprovadas para a segunda fase”.

Deste processo, adianta a nota, “foram seleccionadas nove empresas que mais se destacaram nas categorias de Micro, Pequenas e Médias Empresas, tanto a nível provincial como nacional”.

“O Prémio Nacional às MPME tem como objectivo estimular e reconhecer o mérito empresarial das Micro, Pequenas e Médias Empresas em Angola, valorizando o seu contributo para o desenvolvimento económico e social do país. Esta distinção está alinhada com as medidas de apoio ao aumento da produção nacional, acesso ao financiamento e melhoria do ambiente de negócios, premiando empresas com impacto positivo em áreas como inovação, responsabilidade social e ambiental”, lê-se ainda no comunicado.

C/VA.