0º C

12 : 10

Afrobasket Feminino: Angola decide futuro na prova frente aos Camarões

A selecção nacional sénior feminina de basquetebol entra esta quarta-feira em campo para disputar com os Camarões o acesso aos quartos-de-final do Afrobasket 2025, numa partida decisiva marcada para as 22h00 (hora de Angola), no pavilhão Treichville, em Abidjan, Costa do Marfim.

Registro autoral da fotografia

Há 6 dias
2 minutos de leitura

Com duas derrotas consecutivas na fase de grupos frente ao Egipto (70-54) e à equipa anfitriã, a Costa do Marfim (82-74) Angola viu-se forçada a disputar o play-off de apuramento. Uma vitória garante à equipa nacional a continuidade na competição e o direito de defrontar a Nigéria, actual campeã africana, nos quartos-de-final.

De acordo com um comunicado da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), a equipa técnica e as atletas mantêm-se motivadas e concentradas no objectivo. Depois do jogo de segunda-feira, a selecção retomou os treinos na manhã seguinte, preparando o embate com os Camarões com “foco e determinação”.

O histórico entre Angola e Camarões em campeonatos africanos é favorável à formação angolana, que venceu os cinco confrontos realizados entre 2003 e 2017. Ainda assim, a selecção camaronesa apresenta-se com ambições renovadas, procurando alcançar um feito inédito na prova continental.

Angola, campeã africana em 2011 (Bamako) e 2013 (Maputo), procura voltar ao topo do basquetebol feminino do continente, apesar do arranque difícil nesta edição. O jogo desta noite poderá ser o ponto de viragem ou marcar a despedida prematura da equipa angolana do Afrobasket 2025.