0º C

04 : 02

Inflação em queda livre: preços registam maior alívio do ano e surpreendem o mercado

Angola registou em Abril uma nova desaceleração da inflação, com o Índice de Preços no Consumidor Nacional (IPCN) a fixar-se em 22,32%, confirmando a tendência de recuo pelo quinto mês consecutivo — e atingindo o nível mais baixo do ano.

Registro autoral da fotografia

Há 6 horas
2 minutos de leitura

Trata-se de uma redução expressiva de 5,89 pontos percentuais face ao mesmo período de 2024, segundo dados divulgados esta Terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). A inflação mensal caiu 1,34% entre Março e Abril, reforçando o alívio no bolso dos consumidores.

As províncias de Luanda (1,10%), Malange (1,23%) e Huambo (1,31%) registaram as menores subidas de preços, enquanto Cabinda (1,91%) e Cuanza Norte (1,90%) lideraram o aumento do custo de vida.

Entre os bens e serviços mais pressionados destacaram-se as bebidas alcoólicas e o tabaco, com um aumento de 1,94%, seguidos por vestuário e calçado (1,80%), hotéis e restauração (1,65%) e serviços de saúde (1,56%).

Apesar da inflação continuar em patamares elevados, o abrandamento progressivo poderá indicar que as medidas de contenção estão a surtir efeito. Analistas esperam que esta trajectória de desaceleração se mantenha, trazendo novo fôlego à economia e maior previsibilidade para as famílias e investidores.