0º C

10 : 49

BFA antevê travão na economia e inflação acima dos 20% este ano

O Banco Fomento Angola (BFA) prevê que a economia angolana cresça 4% em 2025, ritmo inferior ao do ano anterior, enquanto a inflação deverá manter-se elevada, a rondar os 21% a 22%, pressionada pela retirada dos subsídios aos combustíveis e pelo aumento dos salários no sector público.

Registro autoral da fotografia

Há 13 horas
2 minutos de leitura

De acordo com o gabinete de estudos económicos do banco, o crescimento continuará sustentado, sobretudo, pelo impulso do sector diamantífero, com destaque para a retoma da produção na mina de Luele, que deverá reforçar o desempenho do sector extrativo.

Contudo, sectores como o Comércio deverão registar um crescimento mais modesto, afectado pela pressão sobre o consumo das famílias, apesar dos sinais positivos no sector da Construção, impulsionado pelo financiamento disponível.

O BFA alerta para o impacto dos factores estruturais que continuam a condicionar a economia, num contexto em que outras instituições internacionais, como o FMI e o Banco Mundial, reviram em baixa as suas previsões para Angola, apontando crescimentos de 2,4% e 2,7%, respectivamente.

No que toca à inflação, o banco estima um ligeiro agravamento no segundo trimestre do ano, mas admite uma tendência de abrandamento até Dezembro.