0º C

12 : 40

Angola bate Zimbabué nas grandes penalidades e garante lugar no CAN feminino

A selecção nacional de futebol feminino garantiu passagem à próxima eliminatória do Campeonato Africano das Nações (CAN) 2026, após vencer, esta Quarta-feira, o Zimbabué, nas grandes penalidades.

Registro autoral da fotografia

Há 2 meses
2 minutos de leitura

Angola vinha do jogo da primeira mão – disputado na semana passada, em Luanda – com vantagem, depois de ter vencido por 2-1. Contudo, esta Quarta-feira, a congénere do Zimbabué não facilitou a vida à selecção nacional, que teve mesmo de sofrer até ao fim e decidir a passagem nos penaltis.

Na partida desta Quarta-feira, a contar para a segunda mão e que foi disputada na África do Sul, Angola perdeu por 2-1.

Feitas as contas, no somatório das duas partidas, as equipas ficaram empatadas 3-3, pelo que nada ficou decidido no tempo regulamentar, tendo sido preciso recorrer à marcação das grandes penalidades para o desempate.

No confronto dos penaltis, Angola mostrou-se superior, vencendo por 5-4.

“Welwitchias vencem Zimbabué no desempate de pontapés de penaltis (4×5), após empate por 3-3, registado no conjunto de duas mãos”, informa a Federação Angolana de Futebol, em nota.

O único golo da selecção nacional voltou a ser feito por Arminda Lopes, mais conhecida por ‘Ary Papel’, que já no jogo da primeira mão tinha bisado.

Segundo a Angop, na próxima fase, Angola vai disputar, em Outubro, a congénere do Malawi.

C/VA

PONTUAL, fonte credível de informação.