A Iniciativa Liberal (IL) questionou esta Terça-feira o ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Paulo Rangel, sobre as medidas que estão a ser adoptadas para garantir a segurança da comunidade portuguesa residente em Luanda, na sequência dos episódios de violência que marcaram os protestos desta semana na capital angolana.
Há 7 horas
Apesar do apelo à suspensão da greve por parte da direcção nacional da Associação Nacional dos Taxistas de Angola (ANATA), a delegação provincial de Luanda decidiu manter a paralisação da actividade até ao fim do período inicialmente previsto, reiterando a legitimidade das suas reivindicações e demarcando-se dos actos de vandalismo registados no primeiro dia de protesto.
Há 7 horas
A circulação dos comboios do Caminho de Ferro de Luanda (CFL) foi suspensa temporariamente esta Terça-feira, na sequência de actos de vandalismo e distúrbios registados ao longo da linha férrea, informou a empresa em comunicado.
Há 7 horas
Num momento marcado por elevada tensão social em Luanda, líderes religiosos apelaram esta Terça-feira à contenção, civismo e diálogo, condenando os actos de vandalismo registados desde o início da greve dos taxistas e advertindo para o agravamento do sofrimento da população.
Há 7 horas
A posição do ministro do Interior foi alvo de duras críticas e vaias nas plataformas digitais, num momento de escalada da violência em Luanda e novos confrontos hoje no Huambo.
Há 12 horas
Luanda viveu uma jornada marcada por tensão, violência e medo, esta Segunda-feira, no arranque da paralisação convocada por taxistas em protesto contra a subida do preço dos combustíveis. Os protestos degeneraram em actos de vandalismo, pilhagens e confrontos com as forças de segurança, tendo resultado, segundo testemunhos no terreno, em vítimas mortais embora não haja confirmação oficial da polícia.
Há 13 horas
O Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) manifestou, esta Segunda-feira, uma condenação firme aos actos de vandalismo registados em diversos pontos de Luanda, sublinhando os elevados prejuízos materiais causados ao Estado, a empresas e a famílias, e apelou aos jovens para que não se deixem instrumentalizar por indivíduos ou grupos promotores da violência.
Há 13 horas
Perante os episódios de violência e perturbação da ordem pública registados em vários pontos da capital angolana, o Consulado-Geral de Portugal em Luanda alertou os cidadãos portugueses residentes ou em trânsito para a necessidade de redobrarem a vigilância e evitarem deslocações não essenciais.
Há 14 horas
O presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior, manifestou esta Segunda-feira forte preocupação com os relatos de repressão durante a paralisação dos taxistas em Luanda, defendendo que o direito à manifestação, consagrado na Constituição, deve ser respeitado sem recurso à violência nem perdas de vidas humanas.
Há 14 horas
O Ministério das Finanças alertou, esta segunda-feira, para a elevada incidência de erros na orçamentação da despesa com o pessoal por parte das unidades orçamentais e órgãos dependentes, indicando que cerca de 70% desses valores têm de ser corrigidos todos os anos. O alerta foi lançado durante a sessão de abertura do seminário sobre as Instruções de Elaboração do Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2026, realizado em Luanda.
Há 14 horas
Face à onda de violência registada esta Segunda-feira em vários pontos de Luanda, a Associação das Empresas do Comércio e da Distribuição Moderna de Angola (Ecodima) anunciou o encerramento antecipado dos estabelecimentos comerciais às 17h00, como medida preventiva para garantir a segurança de colaboradores e clientes. Em causa estão actos de vandalismo e pilhagens ocorridos no primeiro dia da paralisação de taxistas, convocada em protesto contra o aumento do preço dos combustíveis.
Há 14 horas
O Ministério do Interior considerou esta Segunda-feira que os actos de violência e vandalismo registados em diversos pontos de Luanda constituem um ataque directo ao Estado democrático e de direito, prometendo agir com firmeza contra os responsáveis. As declarações surgem na sequência de distúrbios ocorridos no primeiro dia da paralisação de três dias convocada por associações de taxistas, em protesto contra o aumento do preço dos combustíveis.
Há 14 horas