0º C

17 : 56

Condecorações da independência continuam: terceira fase arranca com distinção de Adolfo Nsiakalango

Mais de 650 figuras ou grupos que contribuíram para uma Angola independente começaram a ser condecorados, esta Quarta-feira, no âmbito da terceira cerimónia de entrega das medalhas comemorativas dos 50 anos da independência nacional. A distinção do nacionalista Adolfo Nsiakalango marcou o arranque da cerimónia, que decorre em Luanda.

Registro autoral da fotografia

Há 4 dias
2 minutos de leitura

O pontapé de saída das condecorações foi dado com Adolfo Nsiakalango, que foi o primeiro a receber a medalha das mãos do Presidente da República, João Lourenço. O nacionalista foi reconhecido na classe Independência.

O início da cerimónia teve um momento cultural, protagonizado por várias crianças que entoaram o Hino Nacional.

Além disso, segundo a Angop, o público foi igualmente brindado com canções de folclore nacional e africano, interpretadas pela menina Ariana André.

Esta terceira fase de condecorações vai distinguir um total de 654 figuras ou grupos e divide-se em dois dias, nomeadamente 2 e 3 de Julho.

Nesta cerimónia, o Presidente da República vai distinguir 155 personalidades na classe Independência e 499 na classe Paz e Desenvolvimento. Na longa lista de condecorados desta cerimónia, estão nomes como As Gingas do Maculusso, Banda Maravilha, N’Sex love, entre muitos outros.

As outras duas fases de condecorações decorreram em Abril e Maio, onde foram condecorados 944 cidadãos.

C/VA